Tradutor

Pesquisa

Qualquer problema com as galerias de imagem, entre em contato!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pré-Projeto Monográfico sobre Metal Sinfônico

Estou no 4º período do curso de Música, e estamos com uma disciplina chamada, Metodologia da Pesquisa em Música, essa disciplina abrange desde as etapas de um projeto de pesquisa, até a criação de um pré-projeto que servirá mais tarde para auxílio e conseqüentemente a criação da temida Monografia.

Estarei aqui disponibilizando a minha "Justificativa e Objetivos" para o assunto que propus.

Um estilo muito bem recebido pela mídia e até mesmo por alguns acadêmicos é o Symphonic Metal, mais conhecido aqui no Brasil por Metal Sinfônico, esse gênero trata-se da união de instrumentos comuns de bandas de rock, como guitarras, baixo e bateria, com orquestras sinfônicas e às vezes somente violinos, violoncellos e piano. Com influências culturais, algumas bandas resolveram complementar com essa orquestração, fazendo com que o som ficasse diferenciado e também criaria uma atmosfera mais adequada às suas letras, estas que tratam de vida e morte, amores, mitos (às vezes quase óperas), folclore, etc. Este complemento foi o encaixe decisivo e característico para o surgimento do gênero que temos até hoje. Como fica difícil para algumas bandas trabalharem com a orquestração completa, algumas utilizam recursos como playbacks, teclados e/ou sintetizadores para estes fins, e outras às vezes utilizam-se de alguns poucos instrumentos e conseguem atingir o desejado. Considero este feito como uma evolução tanto no rock como na música clássica, por mais que não tenha sido as orquestras que tenham incluído guitarras e baixos, mas isso não deixa de ser uma vertente a ser considerada futuramente, o que importa é que pessoas utilizaram de ambos os gêneros para criar um só.

Nessa pesquisa, tenho como principal objetivo expor partes desta união para que possamos entender melhor o real motivo do surgimento deste gênero, como sendo a maioria dessas bandas européias, saber quais as suas culturas, mitos, folclores, etc., e o mais importante, saber qual período da história musical mais teve influência sobre elas para que chegassem à compreensão desse estilo, também para que possamos entender melhor o sentido das letras, assim como conseqüência seus vocais, estes que sempre são executados por cantoras líricas, que tem todo um motivo, até mesmo para melhor encaixar com a sinfonia, e por fim o grande feito que é a inclusão da orquestra e esse novo sentido dado ao rock e a música sinfônica ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...